sexta-feira, 18 de janeiro de 2008

Arquitectura de Design de Moda

A LICENCIATURA EM DESIGN DE MODA - Universidade Tecnica de Lisboa

A Licenciatura em Design de Moda tem como principal objectivo a formação de Designers de Moda com capacidade de resposta aos desafios da sociedade contemporânea, numa realidade circularmente evolutiva onde as ofertas do mundo do trabalho são múltiplas e interdependentes.

Com um passado relativamente recente, a Licenciatura procura encorajar os alunos a atravessar as fronteiras na prática do Design/Arte/Moda, conciliando um ensino actual, estratégico e interdisciplinar com as exigências e desafios desta área profissional.

Procura-se incutir um olhar inovador, inquietante e atento, dirigido às diferentes áreas da indústria da Moda - do Design Industrial ao Design de Autor, do Styling à Consultoria ou à Comunicação de Moda - por forma a que cada designer possa determinar a sua área-alvo.

ÂMBITO, OBJECTIVOS E METODOLOGIAS UTILIZADAS

É nosso objectivo que os licenciados deste curso respondam a desafios que vão para além da área específica do Design de Moda, nomeadamente consultoria de moda e imagem, criação de conteúdos para as diferentes áreas de comunicação, concepção de guarda-roupa artísticos ou outras áreas que surjam resultantes do desenvolvimento do sistema de moda. Deste modo, esta licenciatura propõe um sistema aberto e evolutivo.

CONDIÇÕES DE ACESSO

O numerus clausus está fixado em 30 alunos.

Disciplina Específica de Geometria Descritiva A.



RECURSOS HUMANOS E MATERIAIS



A Licenciatura em Arquitectura de Design de Moda tem ao seu serviço uma sólida equipa de docentes, especialistas nas diversas áreas de formação, com vasta experiência pedagógica e com provas dadas no campo da investigação científica. Esta licenciatura é tutelada pelo Departamento de Arte e Design, presidido pelo Professor Doutor Fernando Moreira da Silva. O Professor Manuel Alves exerce o cargo de coordenador da Licenciatura, sendo o Professor Mário Matos Ribeiro coordenador da Secção de Moda.



Ao serviço da Licenciatura encontram-se os mais diversos meios de apoio ao ensino e à investigação, alguns dos quais partilhados com as restantes licenciaturas da FA:

> Biblioteca com organização temática orientada para a especificidade de cada licenciatura;

> CAVFA (Centro de Audiovisuais);

> Reprografia equipada com os mais modernos recursos de impressão e reprodução digital;

> Centro de Informática (CIFA);

> Atelier 24 Horas;

> Centro Editorial (CEFA);

> Centro de Cartografia (CCFA) com acesso às mais modernas tecnologias de cartografia digital;

> Salas de aula equipadas com computadores, e modernos sistemas de projecção multimédia;

> Laboratório de protótipos, devidamente apetrechado com sistemas mecânicos industriais e respectivos técnicos especializados de apoio;

> Laboratório informático de modelagem e padronagem assistida por computador (Letra e Gearber).



ESTUDOS DE PÓS-LICENCIATURA



Após a conclusão da Licenciatura o aluno irá encontrar diversas possibilidades para satisfazer as suas necessidades de especialização. A integração em Projectos de Investigação e a frequência de cursos de pós-graduação e Mestrado são opções concretas que garantem uma progressão sustentada no campo das Licenciaturas da FA.



Os Cursos de Mestrado actualmente existentes permitem a opção por linhas de especialização sedutoras e contemporâneas:

> Mestrado em Design com opção de Design de Moda.



A FAUTL confere ainda o Grau de Doutor em Arquitectura e Planeamento Urbanístico, com campos de especialização em: Arquitectura; Tecnologias da Arquitectura; História da Arquitectura; Teoria da Arquitectura e Planeamento Urbano.



INICIATIVAS ACADÉMICAS



> Organização de visitas de estudo;

> Intercâmbio de docentes com universidades estrangeiras;

> Participação voluntária assistida em todos os concursos de Design de Moda nacionais e internacionais;

> Desfile de apresentação de finalistas ao mundo profissional e media;

> Exposição anual de trabalhos de vários anos.



PROJECTOS DE INVESTIGAÇÃO E DESENVOLVIMENTO



No domínio da investigação na Licenciatura de Design de Moda, estão em curso os seguintes projectos:

> Tecidoteca - Laboratório de Tecidos;

> Investigação permanente no domínio das novas experiências a nível da cor, do tecido e das novas tecnologias subjacentes ao sistema de moda, bem como das novas linguagens nas áreas da apresentação e da comunicação;

> Investigação no domínio da aplicação da Cor.



LIGAÇÃO À SOCIEDADE



No domínio da prestação de Serviços e Apoio ao Desenvolvimento da Licenciatura cabem todas as actividades de colaboração com entidades exteriores à Faculdade no adequado enquadramento institucional, estando em curso as seguintes iniciativas:

> Protocolo com a Universidade da Beira Interior;

> Protocolo previsto com o Conservatório Nacional - Ópera;

> Protocolos previstos com várias empresas nacionais e imprensa especializada.



SAÍDAS PROFISSIONAIS



No desenvolvimento da sociedade actual o papel do designer de moda torna-se cada vez mais imprescindível, abrangendo diversas vertentes e actividades, que poderão constituir saídas profissionais:

> Designers de Moda Industrial;

> Designers de Moda de Autor;

> Stylists;

> Consultores de Moda e de Imagem;

> Criadores de conteúdos para sites na Web;

> Criadores/Curadores de guarda-roupa para cinema, teatro, ópera, dança e televisão.



ESTRUTURA CURRICULAR DO CURSO



A Licenciatura em Arquitectura de Design de Moda é composta por 33 cadeiras que se distribuem por cinco anos de aprendizagem escolar e um ano de estágio com o qual se procura acompanhar e orientar o aluno na sua inserção no mercado de trabalho e na vida activa.



As seis áreas científicas que estruturam a Licenciatura em Arquitectura de Design de Moda possuem os seguintes pesos específicos na estrutura curricular da licenciatura: área científica de Design de Moda/Projecto, 56 unidades de crédito, Desenho/Geometria e CAD, 27,5 unidades de crédito, Tecnologias dos Materiais possuem 13 unidades de crédito, História e Teoria, 12 unidades de crédito, Gestão da Moda, 12 unidades de crédito e Prática de Atelier, 17 unidades de crédito.

Sem comentários: